Pular para o conteúdo principal

Violência e segurança pública são debatidos em Queimados


Fórum Grita Baixada_Reunião Queimados 4.jpg
O Fórum Grita Baixada realizou, na noite da última segunda-feira (17), na Igreja Nossa Senhora da Conceição, Centro de Queimados, uma reunião com a sociedade civil para debater as inquietações acerca da violência e quais ações a sociedade poderia reivindicar ao poder público para a formulação de políticas de segurança na região. Foi uma conversa marcada pela heterogeneidade das representações: cerca de 35 pessoas entre políticos, professores, ativistas, religiosos, ONG´s e até duas empresas de comunicação locais se fizeram presentes. Uma delas, a Rádio Novos Rumos, disponibilizou seu equipamento para uma transmissão ao vivo em parte da reunião.

O articulador do FGB, Douglas Almeida, propôs ao grupo que fosse produzido um diagnóstico atualizado sobre as problemáticas em discussão. O número de assaltos e roubo de carros na cidade foram uma preocupação quase imediata, além de atividades de grupos paramilitares que poderiam estar contribuindo para o aumento de homicídios na cidade.

Ismael Lopes, proprietário do Portal Queimados, disse que a cidade, através de relatório produzido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) já é considerada a mais violenta do país. Citando reportagem produzida no próprio Portal, disse que os índices de letalidade seguem uma fórmula simples, porém cruel. “Aqui em Queimados são registradas 20 mortes por mês. Em Belford Roxo, 26, Duque de Caxias, 29. Mas estamos falando de cidades que são três, quatro vezes maiores que Queimados em extensão populacional”, explica Lopes.
Embora os assuntos em pauta fossem notórios em sua gravidade, o grupo se entusiasmou com o histórico de atividades e lutas do Fórum Grita Baixada e, a partir desse reconhecimento, construiu-se coletivamente a possibilidade de Queimados abrigar mais um núcleo representativo do FGB.

Como encaminhamento, surgiu a necessidade de se montar um seminário sobre violência e segurança pública, em data ainda a ser definida. Foi criada uma comissão para montar uma proposta de seminário e apresenta-la no próximo encontro. Ficou acordado que mais esforços seriam criados para que se convidassem mais integrantes de movimentos negros, mulheres e, principalmente, a juventude queimadense. A próxima reunião organizada pelo FGB acontecerá em 17 de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Estado Brasileiro é julgado por seus crimes

Fórum Grita Baixada e movimentos sociais organizam o Tribunal Popular da Baixada Fluminense, na Praça do Pacificador. Imagine que por um dia apenas, o Estado Brasileiro pudesse ser personificado e, assim como qualquer mortal, responder em juízo por quase todos os crimes categorizados pelo Poder Judiciário ao longo dos séculos. A Praça do Pacificador, em Duque de Caxias foi palco, na última terça-feira, 11 de setembro, de um evento inovador que tentou abarcar tal realidade. Um tribunal popular foi montado para a condenação simbólica de uma entidade que afeta a vida de todos nós. Movimentos sociais como o Fórum Grita Baixada, Movimento Negro Unificado, Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência de Estado na Baixada Fluminense, Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, Casa Fluminense, dentre outros, simularam um julgamento em que o Estado Brasileiro, na condição de réu, seria responsabilizado pelos seus crimes, especialmente os de genocídio contra a populaçã...

Debate sobre descriminalização das drogas avança na BF

Segunda parceria entre Fórum Grita Baixada, Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu e a Igreja Católica da Baixada Fluminense traz especialistas à Diocese de Duque de Caxias para conversa sobre possibilidades de legalização.  No último sábado (18/11), uma inciativa da Diocese de Duque de Caxias/São João de Meriti, através de uma parceria entre o Fórum Grita Baixada e o Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu, reuniu, mais uma vez, alguns dos mais renomados especialistas na área de segurança pública e criminologia crítica do Rio de Janeiro para se discutir as possibilidades de descriminalização ou legalização das drogas e seus efeitos benéficos para a sociedade, especialmente no que tange à redução da violência e à cultura da vida. Repetindo o sucesso de sua primeira edição, ocorrida em 27 de outubro na cidade de Nova Iguaçu (inserir link) , o Seminário Política de Drogas e Violência: um debate necessário fez o público pensar e se interessar sobre essa n...

Violência nas escolas: onde, por quê e como prevenir

Seminário sobre as várias problemáticas acerca do tema aconteceu na quarta-feira (15/08) dia do(a) psicólogo(a) na unidade do Uniabeu de Belford Roxo.  Fórum Grita Baixada foi um dos organizadores.  Discutir políticas públicas sobre Educação está longe de ser um consenso. Professores e pesquisadores da área são unânimes em fornecer críticas sobre algumas ações em relação a processos de gestão do poder Executivo e Legislativo para qualificar o sistema de ensino. Mas e quando assuntos mais espinhosos, como a violência cotidiana em áreas periféricas e suas implicações na formação educacional de crianças e adolescentes nesses territórios, fazem parte de um leque de problemas ainda não solucionáveis? Fruto da parceria entre Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu, Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), de Nova Iguaçu e Belford Roxo, Conselho Regional de Psicologia – Subsede Baixada Fluminense, Pastoral da Educação da Diocese de Nova Iguaçu, Fórum Grit...