Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Litigância Estratégica

Coordenadora da Litigância Estratégica fala com o FGB sobre o projeto que será apresentado dia 23 na Catedral de Santo Antônio, no Centro de Nova Iguaçu

O que é litigância e por que ela é estratégica enquanto ferramenta jurídica? Barbara Lucas: O ato de litigar algo envolve mover uma ação em busca de justiça por algum processo de violação de direitos. A litigância estratégica é uma metodologia de ampliação das ações jurídicas, em que à estas são somadas às ações de incidência política, protagonizada pelos movimentos sociais, pelas próprias pessoas que tiveram seus direitos violados. Uma das ferramentas utilizadas é o tribunal popular, com a participação desses mesmos movimentos sociais. Quando se litiga por algo, além de reparações no campo individual, a ideia da criação de políticas públicas para prevenção/promoção de direitos é algo muito positivo numa sociedade em que os direitos são violados sistematicamente. Como você avalia atualmente, sob o ponto de vista social, os processos envolvendo direitos sociais, econômicos e culturais, em especial na Baixada? Barbara: A Baixada é, historicamente, uma região que sofre muito co...