Hoje, 10 de agosto, lembramos os 21 anos de falecimento de Dom
Adriano Hipólito. Em 10 de agosto de 1996 Dom Adriano morria no hospital Nossa
Senhora de Fátima em Nova Iguaçu, vítima de um infarto.
Incansável sonhador, Dom Adriano foi antes de tudo um agricultor. Talvez, trazendo na alma sua origem nordestina, foi forte e determinado a semear na sofrida Baixada Fluminense iniciativas que ainda hoje se fazem necessárias manter, proteger e ampliar, como o direito à terra, o direito ao trabalho, o direito à organização, articulação e à formação e o maior de todos os direitos: o direito à vida.
Dom Adriano era um profeta! Ele anunciava nas missas e na vida junto ao povo que Deus se fez carne e habitou entre nós! Não obstante, o próprio Dom Adriano foi vítima da violência, talvez a pior e mais grave de todas as formas, a violência de Estado, aquela perpetrada por agentes públicos. Dom Adriano foi ameaçado, perseguido, sequestrado. Quiseram com essas ameaças e torturas não somente amedrontá-lo, mas fazer com que as sementes que ele e a Diocese de Nova Iguaçu haviam plantado durante os anos de chumbo não viessem a vingar, crescer, florir e enfim, gerar novas sementes.
Hoje, no dia de memória da morte de Dom Adriano queremos falar da vida que ressurge e que, portanto, as sementes plantadas lá atrás, apesar de toda a aridez de hoje, continuam a germinar. Mesmo com a vida diariamente ameaçada, ainda temos força suficiente para continuar a pulsar, a se fazer vivos, sonhadores e também nós, semeadores.
Que este site que inaugura hoje oficialmente seus serviços como o novo espaço de comunicação, informação, formação e articulação do Fórum Grita Baixada (fruto do trabalho do Centro de Direitos Humanos, fundado por Dom Adriano Hipólito e da Diocese de Nova Iguaçu na figura do Bispo Dom Luciano Bergamin) possa honrar e fazer memória não somente à Dom Adriano, mas também a um povo inteiro que luta para viver, que luta para sonhar, que quer e que precisa viver de verdade.
Que o Fórum Grita Baixada, junto com seus parceiros, apoiadores e colaboradores possa somar-se a outras incansáveis e importantes organizações para fazer da Baixada Fluminense um terreno verdejante de esperança e de vida.
Valeu Dom Adriano!
Estamos juntos!
Sejam bem
vindos e bem vindas a este nosso novo espaço!
Comentários
Postar um comentário