Pular para o conteúdo principal

Mês da Mulher em Queimados



Núcleo do FGB apoia atividades sobre a pauta feminina. Dentre as ações está prevista para o dia 24, realização de oficina deshampoo caseiro, confeccionado a partir de plantas medicinais.

Como parte das comemorações e reflexões no mês da mulher, o Fórum Grita Baixada, por meio do “Núcleo FGB Queimados”, está apoiando a realização de diversas atividades na cidade.

A primeira delas aconteceu no dia 08 de março, pela manhã. Uma ação pontual na Praça Nossa Senhora da Conceição (Centro) lembrando o “Dia da Mulher”, já que a ação social em parceria com a Prefeitura, marcada para o dia, havia sido cancelada por causa das fortes chuvas no município. Na ocasião, o Núcleo Queimados do Fórum Grita Baixada, em conjunto com o Movimento de Mulheres de Queimados, panfletou sobre a atuação do grupo e também distribuiu o “Manifesto Popular” produzido no último seminário sobre violência e segurança pública (ocorrido em outubro) na cidade. O Movimento de Mulheres distribuiu livros sobre a saúde da mulher e outras questões que afetam a vida feminina. Neste mesmo dia, a noite, ocorreu na Paróquia São Francisco de Assis a roda de conversa “Eu Nasci Assim” promovida pelo grupo Raízes e pelo Movimento de Mulheres de Queimados com a presença do Núcleo Queimados do FGB que ajudou a fomentar as discussões sobre como a mulher é afetada por várias situações cotidianas.

No dia 10 de março, pela manhã, o Núcleo FGB Queimados ajudou a realizar, em conjunto com o Movimento de Mulheres de Queimados e a Pastoral da Criança, uma oficina na Paróquia São Francisco de Assis, com o tema “Plantas Medicinais”, voltada para as mulheres. Sônia Martins, da Comissão Pastoral da Terra,  liderou a confecção de uma pomada natural, confeccionada com ervas e material coletado nas casas das participantes. A Pastoral da Criança cuidou do entretenimento das crianças levadas por suas mães e do lanche de todo o grupo. No decorrer da oficina, além da pomada, foram ensinadas as diversas propriedades de cada planta, aproveitando a troca de saberes entre as oficineiras e convidadas presentes. À noite, foi realizada na Paróquia São Francisco de Assis a “Missa da Mulher”. Parte da reflexão do evento esteve voltada a violência contra a mulher na Baixada e no município de Queimados.

No dia 24 de março outra agenda está programada para fechar as atividades do mês da mulher em Queimados. A proposta é a realização de uma oficina de shampoo caseiro, confeccionado a partir de plantas medicinais, no bairro conhecido como Pedreira. A demanda partiu das mulheres que utilizam a receita para tratar dos filhos. A oportunidade também será aproveitada para pautar, de forma sutil, outras questões que atingem as mulheres.  Uma realização do movimento de mulheres de Queimados apoiada pelo Núcleo do FGB Queimados.


16-03-18
https://forumgritabaixada.org.br/nucleo-queimados-do-fgb-realiza-atividades-no-mes-da-mulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de lançamento do Projeto de Litigância Estratégica: um Brasil Dentro do Brasil Pede Socorro

Seminário de lançamento do Projeto de Litigância Estratégica: um Brasil Dentro do Brasil Pede Socorro O projeto é de realização do Centro Dos Direitos Humanos com a parceria do Fórum Grita Baixada e da Rede De Comunidades e Movimento Contra A Violência, com apoio do Fundo Brasil De Direitos Humanos. Integram a mesa de convidados (as): * Centro Dos Direitos Humanos De Nova Iguaçu - Fransérgio Goulart - Assessor Político * Coordenadoria Direitos Humanos Do Ministério Público Estadual - Coordenadora Eliane Pereira * Mãe Vítima Da Violência Na Baixada - Nívia Do Carmo - Mãe De Rodrigo Tavares * Fórum Grita Baixada - Maria De Fátima Silva * Rede De Comunidades E Movimento Contra A Violência - Maria Dalva Correia Da Silva * Justiça Global - Guilherme Pontes -Pesquisador * Napave -Núcleo De Atenção Psicossocial A Vítimas Da Violência De Estado /Iser - Tânia Kolker - Coordenadora Do Projeto Mediação: Centro Dos Direitos Humanos De Nova Iguaçu - Bárbara Lucas - Coordenadora Do Projeto ...
Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu no Conselho Estadual de Segurança Pública. Na última terça-feira (12/12), o Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu (CDHNI) tornou-se o mais novo integrante do Conselho Estadual de Segurança Pública de Rio de Janeiro (CONSPERJ). Representante da instituição será empossado com mandato de dois anos De acordo com o site do CONSPERJ (consperj.rj.gov.br), o referido Conselho foi formado com o objetivo de formular e propor diretrizes para as políticas públicas da segurança. O Consperj é composto por 30 integrantes titulares e 30 suplentes, empossados para um mandato de dois anos. Entre eles, estão representantes do poder público, das instituições representativas da sociedade civil e dos trabalhadores da área de Segurança Pública. O Consperj é o primeiro conselho estadual de segurança do país a incluir representantes da sociedade civil e dos trabalhadores da área de segurança na proporção estabelecida pela 1ª Conferência Naciona...

Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Nova Iguaçu discute a violência no campus da UFRJ

Sônia Martins, da CPT, e membro associada do FGB relata drama de moradores A pesquisadora Sônia Martins, da Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Nova Iguaçu e membro associada do Fórum Grita Baixada, participou da mesa Territórios em Conflito, na última aula do IV Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (13/9). Ela relatou como a geografia política da Baixada Fluminense, em especial as regiões de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri, se configurou numa histórica negligência do Estado, que permitiu que ocupações irregulares fossem encaradas apenas como problemas indesejáveis e nunca solucionados. “O nascimento de bairros como Vila de Cava e Lagoinha, em Nova Iguaçu, apenas espelharam o quanto os problemas habitacionais relacionados com a expansão irregular das populações periféricas nunca ocasionou nenhum tipo de preocupação do poder público e, com isso, favoreceu o aparecimento de novas disputas de p...